quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"O Ciclo da Auto Sabotagem"

Há mais ou menos 2 anos atrás eu li essa matéria sobre auto sabotagem que achei super interessante. Na mesma época, assistindo ao programa Saia Justa do GNT, elas estavam discutindo sobre o mesmo tema e falaram do livro O Ciclo da Auto sabotagem, de Stanley Rosner e Patricia Hermes. Comprei o livro na semana seguinte, mas somente esta semana que parei para dar uma lida.

Uma vez, quando fazia terapia, a psicóloga me perguntou o que eu perderia caso emagrecesse, pois insistia em manter hábitos que não me favoreciam no emagrecimento. Nos últimos dias, com o peso estagnado, comendo besteiras e sem fazer exercícios, me peguei pensando no que ela disse. 

O que vou perder se emagrecer? (amor, afeto, pena, atenção...???)

Comecei a ler o livro e ele fala do comportamento repetitivo que não nos permite mudanças. Não gostamos do modo que as coisas são, mas a perspectiva de causar transtorno na nossa estabilidade e no que nos é familiar é muito assustadora. Será que me acostumei com as pessoas sentindo pena de mim por estar gorda? (essa pergunta me veio)

Passamos boa parte da nossa vida tentando concretizar as crenças que adquirimos quando crianças, sobretudo no relacionamento com o pai ou a mãe. Associadas ao autoboicote, a uma gama enorme de emoções negativas. A culpa, por exemplo, vem em primeiro lugar, e geralmente aparece por se romper uma crença de infância. O medo também pode vir sozinho: grandes expectativas, por exemplo, podem gerar pânico. Também há o medo de se perder o que se conseguiu até o momento atual ou de não levar adiante a realização com o mesmo sucesso. Enfim, de que a história, no fim das contas, não dê certo.

Apesar de mencionar o tempo todo a importância de se fazer uma terapia, o livro me levou realmente a uma intensa reflexão e foi aí que percebi alguns pontos importantes da minha vida. 

Percebi que agora que estou quase alcançando o meu objetivo, estou estagnada porque na verdade estou com medo. O que vem depois do emagrecimento? Qual é o meu objetivo? A gravidez, certo?! Estou com medo dessa próxima fase da minha vida, se conseguirei engravidar, se a gravidez será saudável, se terei dinheiro, se terei emprego, o enxoval, a educação... Perceberam a bagunça???

Estou nessa fase de auto análise e entendendo que devo pensar em uma coisa de cada vez. Nesse caso, a prioridade agora e até o final do ano é o meu emagrecimento e os exames pré gravidez. Logo, minhas preocupações devem ser somente atividade física e alimentação.

Nada de ansiedade a essa altura do campeonato! Pensamento positivo sempre! Afinal, eu não estou recebendo elogios a toa. O resultado está aparecendo sim!!!

É isso pessoas, recomendo a leitura. 

Beijocas

Nenhum comentário: