sexta-feira, 25 de março de 2011

Leitura do momento... (parte II)

Não se trata do peso. Na verdade, não tem nada a ver sequer com comida

Quando não existe o desafio, tudo o que sobra é um pedaço de torta. 

Acabar com a obsessão com a comida tem a ver com a capacidade de viver o presente, de não nos afastarmos. A maneira como você passa seus dias é a maneira como você passa sua vida. 

Quando você não acreditar mais que a comida irá salvar sua vida, quando sentir-se cansada, oprimida ou solitária, você vai parar. Quando acreditar mais em você mesma que na comida, vai parar de usar a comida como sua única chance para não desmoronar. Quando a forma do seu corpo não for mais compatível com a forma das suas crenças, o peso desaparece. Sim, simples assim.

Se você esperar pra se respeitar até estar com o peso que você imagina que precisa ter para se respeitar, você nunca se respeitará, porque a mensagem que estará dando a si mesma enquanto tenta alcançar seu objetivo é a de que você não tem condições para confiar em seus impulsos, seus desejos, seus sonhos, sua essência - com qualquer peso. 

A maioria de nós está tão encantada com nossas histórias de solidão, rejeição, dor - que não percebe que as histórias que nos assombram são apenas isso - histórias.

Por definição, comer compulsivamente é comer sem levar em conta os sinas do corpo; por isso, quando você desenvolve a capacidade de desviar sua atenção de volta para seu corpo, tem consciência do que ele diz e está disposta a ouvir, a compulsão desaparece.

Tenho aprendido cada vez mais com esse livro! Tô encantada com a forma clara e objetiva que a autora nos mostra que o nosso corpo é propriedade única e exclusiva nossa e que ninguém mais irá cuidar dele a não ser nós mesmas. Já estou quase terminando a leitura e depois conto qual será a próxima.

Nenhum comentário: